O desafio
A DOC Pricing desenvolveu um projeto exclusivo para uma empresa multinacional do segmento dermocosméticos com importantes marcas em seu portfólio. As marcas vinham perdendo força no mercado em função de novos concorrentes com preços inferiores e categorias com multiplicidade de apresentações. Como fazer uma revisão profunda do posicionamento de preços de todo o portfólio e mapear oportunidades de crescimento rentável?
Um grande desafio que os Consultores da DOC solucionaram com ciência e metodologia, compartilhando seu conhecimento e experiência com a equipe envolvida e engajando pessoas em todo o processo de análise.
Iniciamos com um mapeamento das oportunidades do portfólio das marcas, tanto com olhar interno (apresentações, marcas e preços) quanto externo (comparado com a concorrência), identificando lacunas de mercado e oportunidades de crescimento de volume e rentabilidade.
A implementação dos projetos de Pricing Strategy da DOC segue uma sequência de desafios que é customizada em cada projeto.
Neste case, tivemos 6 desafios diferentes:
O resultado
O projeto foi conduzido segundo a metodologia DOC Pricing, desde uma imersão profunda nos negócios da empresa, passando por uma curadoria das informações disponíveis, reorganização dos segmentos em “power-clusters”, modelagem estatística e mapeamento de correlações diretas e cruzadas, identificação de padrões, definição de critérios e elaboração de algoritmos de otimização. Os resultados foram sentidos na empresa e o processo gerou um grande engajamento da equipe envolvida.
Um dos ganhos que podemos destacar é que, pela primeira vez, o cliente teve à disposição um racional cientifico e estatístico, para tomar decisões de reajuste de preços de uma linha com mais de 50 SKUs. Além disso, incorporou novas ferramentas de análise (como Share Price Point e Price Strategy Matrix), através de um workflow colaborativo entre as áreas Comercial, Marketing e Finanças, permitindo uma tomada de decisão em consenso.
Portanto, além dos ganhos com a melhora dos preços e aumento da lucratividade, a DOC leva para as empresas uma nova visão de precificar com ciência e estratégia.